top of page

OLHEIRAS OU HIPERPIGMENTAÇÃO PERIORBITAL

 

 

A palavra "olheira" acabou se popularizando do mesmo modo que a palavra "celulite", mas o termo correto para descrever o problema é hiperpigmentação periorbital. Há diversas causas para o surgimento desse indesejável problema.

Chamamos de olheiras, as alterações de cor e/ou profundidade que ocorrem na região das pálpebras. Dada a sua coloração frequentemente escurecida, também são chamadas de hiperpigmentação periorbital. As olheiras podem ser momentâneas ou circunstanciais, decorrentes de cansaço, horas insuficientes de sono ou doenças. Estas desaparecem após descanso ou tendo cessadas as condições que as desencadearam.

Entretanto são as olheiras crônicas que dão ao rosto uma aparência de cansaço, sendo grande incômodo estético devido ao forte aspecto escurecido na região dos olhos, o que faz com que as olheiras fiquem muito evidentes. Acúmulo de melanina é o que explica a tonalidade escurecida ao redor dos olhos. Os círculos arroxeados desta região, que acontecem devido à congestão dos vasos sanguíneos, transparecem através da pele. A luz que incide sobre esta área favorece sua pigmentação, provocando uma espécie de "tatuagem" que tende a piorar com o tempo. São mais comuns em pessoas de pele morena.

Pessoas com olhos muito encovados podem mostras olheiras muito mais escuras em função da sombra que a estrutura óssea da face provoca na região.

Além disso, muitos fatores podem estar relacionados com a hiperpigmentação periorbital, como a genética, a idade, pois com o envelhecimento da pele que cobre a área dos olhos, que é fina e delicada, tende a ficar mais fina ainda, devido à perda de colágeno, o que resulta na visualização dos vasinhos desta região.

PEELINGS DE ÁCIDO TIOGLICÓLICO

É uma substância química que tem como objetivo promover o clareamento de manchas escuras que caracteristicamente surgem na pele após diferentes tipos de processos inflamatórios. 

Os peelings devem ser repetidos quinzenalmente. O número de sessões necessárias varia geralmente entre 3 e 6 aplicações. A pele quase não descama, podendo permanecer avermelhada nas primeiras 12h. O uso de protetor solar é imprescindível após as sessões. 

LASER PARA OLHEIRAS

É um dos melhores métodos para tratar olheiras pigmentares. O raio laser age nas olheiras, poís sua energia é atraida pelos pigmentos dos pequenos vasos da região, destruindo-os e levando ao seu clareamento significativo. Além disso, o calor emitido pelo laser estimula o colágeno, diminuindo a flacidez e estimulando o tônus da pele de toda a área. São necessárias de 4 a 6 sessões mensais para alcançar resultados satisfatórios. 

PEELINGS SUAVES

À base de ácidos leves, como Ácido Tricloroacético (ATA), Ácido glicólico e Ácido Retinóico, em concentração adequadas para a área dos olhos, promovem a renovação da camada superficial da pele, amenizando as olheiras.

LUZ PULSADA

É um método que utiliza um feixe de luz para combater os pigmentos escuros da região dos olhos, bem como o excesso de vascularização no local, responsável pelo escurecimento periorbital. Além de clarear, o calor emitido pela luz estimula colágeno, o que melhora a qualidade da pele da região. Devem ser feitas de 4 a 6 sessões, uma vez ao mês.

CIRURGIA PLÁSTICA

Para casos mais avançados, quando além da pigmentação acentuada.

A cirurgia realizada se chama blefaroplastia.

Muitas mulheres, geralmente de idade mais avançada, pensam ter olheiras quando na verdade, tem outro problema: bolsa de gordura localizada na parte inferior das pálpebras. A confusão acontece, pois seu efeito visual resulta em sombras abaixo dos olhos.

CARBOXITERAPIA

É um tratamento baseado na introdução de gás CO2 medicinal na camada inferior da pele. Este método age diretamente na redução do volume dos vasos sanguíneos localizados ao redor dos olhos. Isto porque a injeção de gás carbønico é responsável pela dilatação desses vasos, facilitando a circulação sanguínea e incrementando a produção de colágeno. O resultado é o rejuvenescimento da pele e a redução do escurecimento das olheiras. 

São necessárias de 3 a 5 sessões, sendo 1 sessão por mês.

PREENCHIMENTO COM ÁCIDO HIALURONICO

É o melhor método para tratar olhos encovados, pois reduz sua profundidade. Após a aplicação, o volume injetado afasta a pele dos vasos sanguineos subjacentes, diminuindo assim o aspecto escuro desta região. Portanto, além de estimular o colágeno, diminui a transparência da pele desta região. As pessoas que tem os olhos muito fundos e escuros, muitas vezes, aparentam olheiras mais escuras do que realmente tem, em função da sombra que a estrutura óssea da face provoca na região.

Anote ai!

 

Chá de camomila:

 

Prepare um chá concentrado. Espere esfriar e coloque alguns minutos no freezer (inclusive com o saquinho). 

Aplique sobre os olhos e deixe agir por 10 ou 15 minutos. Molhe algumas vezes o saquinho no chá gelado e reaplique. Faça a compressa deitada com a cabeça elevada. Essa posição estimula os vasos a voltarem ao tamanho normal, reduzindo o inchaço.

Truques caseiros

DermaClin

C  E  N  T  R  O   M  É  D  I  C  O   A  B  R  E   C  A  M  P O

31   3872 - 1381
31 98225-0430

Abre Campo - MG
Av. Francisco Nacif, 140, Bairro Central 

Segunda - Sexta      08:00 - 18:00
 

  • Instagram ícone social
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page